LUZ CASTAÑEDA
ARTIST-SCIENTIST NEW YORK SÃO PAULO

Exposição ‘Ervas e seus Orixás’ realiza encontro da arte e da ciência com a tradição afro-brasileira

Uma série de 16 pinturas da artista Luzia Castañeda compõe a exposição “Ervas e seus Orixás” que poderá ser vista de 11 de abril a 5 de maio das 8h30 às 17h30 no Espaço das Artes que fica no saguão-sede da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

 

Cada obra da exposição foi inspirada na erva consagrada de seu respectivo Orixás. Ferramentas de Orixás, como o arco e a flecha de Oxossi e o machado de Xangô, também foram retratadas para composição do contexto. As pinturas foram criadas em painéis de diferentes formatos conforme o elemento ao qual pertence o Orixá da erva consagrada – fogo, terra, água, ar.

As pinturas onde são retratadas as ervas contemplam os diferentes níveis de observação. Pela observação morfológica, pela microscópica e pela lupa, a singela anatomia de cada uma das plantas é revelada.

 

Na intimidade celular de cada planta, a artista buscou o axé das forças da natureza. Percorreu seu próprio xirê de criação e agora faz sua oferenda.

 

Ao retratar artisticamente, de forma quase cientificamente, as ervas pensando nos seus respectivos orixás, a artista, que é doutora em Genética e Evolução e desde 2005 faz cursos de Arte em diferentes ateliês e institutos, conseguiu algo raro e  de importância social e beleza indiscutível: o encontro da arte e da ciência com a tradição afro-brasileira.

A abertura da exposição acontece no próximo dia 11, às 12 horas, no Espaço das Artes da FCM. 

 

POSTED BY: CULTURA CARTA CAMPINAS

Please reload

Please reload

Arquivo

07.10.2014

07.10.2014

Please reload

Posts Recentes